quinta-feira, 17 de junho de 2010

PLANO DE AULA UTILIZANDO INTERNET E LINKS COMO FERRAMENTA.


1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

ESCOLA: Escola Paroquial “Cristo Rei”
DISCIPLINAS: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Ciências e Arte.
ANO: 1º TURMA: Sylvia Orthof

2. COMPETÊNCIAS:

-Ser capaz de compreender e interpretar textos que circulam na sociedade e perceber as diferentes dimensões da leitura: O dever de ler, a necessidade de ler e o prazer de ler.
- Ser capaz de ver que a geometria contribui para aprendizagem dos números e medidas estimulando a observação, a percepção de semelhanças e diferenças, a construção, a ampliação de propriedades e a transformação de figuras.


3. HABILIDADES:

- Ouvir os outros com atenção;
- Comentar a história ouvida;
-Escrever nomes de desenhos;
-Escrever lista temática (animais);
-Resolver situações-problema utilizando-se de estratégias próprias;
- Ler informações contidas em imagens;
-Perceber o ambiente ao seu entorno;
-Diferenciar seres vivos e não vivos.


4. EIXO:

Língua Portuguesa: Prática de escrita de textos orais;
Matemática: Números e operações;
Ciências: Meio Ambiente

5. CONTEÚDOS:
- Gêneros textuais: Fábulas;
- Produção de texto por meio de desenho;
-Contagem e agrupamentos de animais;
-Leitura de imagem;
- Lateralidade;
- O ambiente;
- Interação dos seres vivos e seres não vivos no planeta.


6. SITUAÇÃO DIDÁTICA:

- Apresentar a ilustração da história Centopéia para os alunos do 1º ano através do projetor de imagens, estimulando-os a fazerem levantamento de hipótese do texto;
- Em seguida ler o texto comparando com as hipóteses levantadas;
- Solicitar que os alunos representem através de desenho no caderno de produção textual o que entendeu da história;
- Listar o nome dos animais que aparecem na história;
-Expor novamente a história para que os alunos confiram a lista realizada se faltou algum animal agora pode acrescentar;
- Registrar o quantitativo de animais apresentado na história;
- Em relação à Centopéia, qual a posição que apresenta a formiguinha (acima, abaixo, direita, esquerda);
- Qual o maior e o menor animal da história?
- Comparar a classificação dos animais quanto: cobertura do corpo, quantitativo de patas, mamíferos, rastejam...
- Onde se passa a história? No campo ou cidade? Por quê?


7.RECURSOS DIDÁTICOS;

- Computador com acesso a internet e editor de textos no Data show;
- Sites de acesso às fábulas;
- Papel chamex;
- Caderno de produção textual do aluno;
-Livro de Literatura Infantil A Zeropéia;
-Maquina fotográfica;
-Material Dourado.

8. AVALIAÇÃO;

-Será realizada após observação e a coerência entre as respostas dadas no exercício e o que foi discutido em sala de aula;
- Participação nas atividades propostas e os objetivos operacionais.

9. TEMPO PREVISTO:

- 02 horas por assunto


10. REFERÊNCIAS:


-Fluxo de aulas Programa Circuito Campeão (Português, Matemática , Ciências e Arte)
-Matriz de habilidades -IAS
-Sites
-Referencial Curricular (Ensino Fundamental 1º ao 5º Ano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário