sexta-feira, 14 de maio de 2010

O HIPERTEXTO NO MUNDO DAS INFORMAÇÕES.

Sendo o Hipertexto um conjunto de informações textuais, cujos elementos são apresentados em unidades não lineares dependendo exclusivamente do uso da internet para circular tais informações.
Sendo assim, ele necessita de uma rede de conexões, pois o mesmo só existe para o leitor, depois que o computador exibe cada ato de leitura, que possibilita o internauta explorar o mundo das idéias de forma rápida e dinâmica, uma vez que pode ser também conceituado como conjunto de elementos que muitos chamam de amarrações ligados por essa rede de conexão como citamos anteriormente, sendo eles palavras, imagens, vídeos, áudio, documentos etc. Pode se dizer que é algo diferente da escrita convencional, pois nos permite organizar melhor nossos atos a respeito das informações relacionadas.
Portanto, o hipertexto oferecer acesso rápido e abundante as informações diretamente ligados a assuntos e elementos localizados em diversos pontos que possibilitam a construção de saberes relevantes para uma melhor conexão com o mundo globalizado.
Pensando na superação das dificuldades existentes no que se refere à utilização dos hipertextos como forma de complementar o conhecimento adquirido através da leitura convencional, devemos dispor além da necessidade de conhecer, disponibilidade e organização do tempo para a busca constante do conhecimento dos mais variados links disponíveis na rede global de computadores.
Minha experiência de navegar na internet e conhecer o hipertexto foi maravilhoso, sensacional, foi encantador com ele podemos viajar em uma velocidade grandiosa, na medida em que vamos lendo um hipertexto conseguimos nos envolver de tal maneira que não vemos o tempo passar ficamos admirados e ao mesmo tempo curiosos com que vemos e interpretamos, as coisa se tornam importante e esquecemos de tudo e mergulhamos em um mundo vasto informações e conhecimentos.

5 comentários:

  1. Realmente o Hipertexto é um mundo cheio de informações que facilitam nossa leitura.

    ResponderExcluir
  2. Realmente esse hipertexto fornece bastante inforações que nos auxiliar nos trabalhos de pesquisas com os alunos.

    ResponderExcluir
  3. O hipertexto auxilia na prática pedagógica do educador. O mesmo faz parte do mundo de cada de um de nós.

    ResponderExcluir
  4. É verdade Valeria, o hipertexto nos permite viajar no mundo da informação em função de sua estrutura interativa dinâmica e não linear .

    ResponderExcluir
  5. Em dias atuais, no qual a internet se faz presente no dia a dia das pessoas, é oportuno seu argumento sobre o que é hipertexto,logo, este esclarece a importância do mesmo, tanto as nossas ações pedagógicas, como também ás pessoas que utilizam diariamente a leitura na internet.

    ResponderExcluir