terça-feira, 29 de junho de 2010

BOAS FERIAS CARAS COLEGAS



"Tenha menos medo, mais esperança

Reclame menos, respire mais

Fale menos, diga mais

E todas as coisas boas serão suas"

quarta-feira, 23 de junho de 2010

REGISTRO DE AULA COM A ILUSTRAÇÃO DA HISTÓRIA A ZEROPÉIA

Dia 14 de junho nosso grupo desenvolveu com os alunos da Escola Paroquial “Cristo Rei” do 1º ano do ensino Fundamental na Turma Silvia Orthof no Turno Vespertino uma aula cujo objetivo principal era utilizar a tecnologia como ferramenta na aprendizagem dos alunos. A mesma foi planejada de forma interdisciplinar, tendo como base a competência e habilidades a serem adquiridas pelos alunos nas disciplinas de língua portuguesa, matemática e ciências através do programa PowerPoint com a ilustração da historia A ZEROPÉIA.
O desenvolvimento da aula ocorreu através da apresentação e ilustração da história Centopéia, estimulando os alunos a fazerem levantamento de hipótese do texto. Em seguida foi feita a leitura do texto comparando com as hipóteses levantadas e para finalizar o trabalho foi feita a solicitação para que os alunos representassem através de desenho o que eles entenderam da história;
A realização desta aula foi bastante motivadora e interessante para os alunos, foi visível perceber o interesse e a participação dos mesmos pelo assunto abordado.
Quando o professor utiliza a tecnologia na sua aula ele enriquecer o ambiente e desperta a curiosidade das crianças. E além de tudo é uma ferramenta influente no auxilio da aprendizagem.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

PLANO DE AULA UTILIZANDO INTERNET E LINKS COMO FERRAMENTA.


1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

ESCOLA: Escola Paroquial “Cristo Rei”
DISCIPLINAS: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Ciências e Arte.
ANO: 1º TURMA: Sylvia Orthof

2. COMPETÊNCIAS:

-Ser capaz de compreender e interpretar textos que circulam na sociedade e perceber as diferentes dimensões da leitura: O dever de ler, a necessidade de ler e o prazer de ler.
- Ser capaz de ver que a geometria contribui para aprendizagem dos números e medidas estimulando a observação, a percepção de semelhanças e diferenças, a construção, a ampliação de propriedades e a transformação de figuras.


3. HABILIDADES:

- Ouvir os outros com atenção;
- Comentar a história ouvida;
-Escrever nomes de desenhos;
-Escrever lista temática (animais);
-Resolver situações-problema utilizando-se de estratégias próprias;
- Ler informações contidas em imagens;
-Perceber o ambiente ao seu entorno;
-Diferenciar seres vivos e não vivos.


4. EIXO:

Língua Portuguesa: Prática de escrita de textos orais;
Matemática: Números e operações;
Ciências: Meio Ambiente

5. CONTEÚDOS:
- Gêneros textuais: Fábulas;
- Produção de texto por meio de desenho;
-Contagem e agrupamentos de animais;
-Leitura de imagem;
- Lateralidade;
- O ambiente;
- Interação dos seres vivos e seres não vivos no planeta.


6. SITUAÇÃO DIDÁTICA:

- Apresentar a ilustração da história Centopéia para os alunos do 1º ano através do projetor de imagens, estimulando-os a fazerem levantamento de hipótese do texto;
- Em seguida ler o texto comparando com as hipóteses levantadas;
- Solicitar que os alunos representem através de desenho no caderno de produção textual o que entendeu da história;
- Listar o nome dos animais que aparecem na história;
-Expor novamente a história para que os alunos confiram a lista realizada se faltou algum animal agora pode acrescentar;
- Registrar o quantitativo de animais apresentado na história;
- Em relação à Centopéia, qual a posição que apresenta a formiguinha (acima, abaixo, direita, esquerda);
- Qual o maior e o menor animal da história?
- Comparar a classificação dos animais quanto: cobertura do corpo, quantitativo de patas, mamíferos, rastejam...
- Onde se passa a história? No campo ou cidade? Por quê?


7.RECURSOS DIDÁTICOS;

- Computador com acesso a internet e editor de textos no Data show;
- Sites de acesso às fábulas;
- Papel chamex;
- Caderno de produção textual do aluno;
-Livro de Literatura Infantil A Zeropéia;
-Maquina fotográfica;
-Material Dourado.

8. AVALIAÇÃO;

-Será realizada após observação e a coerência entre as respostas dadas no exercício e o que foi discutido em sala de aula;
- Participação nas atividades propostas e os objetivos operacionais.

9. TEMPO PREVISTO:

- 02 horas por assunto


10. REFERÊNCIAS:


-Fluxo de aulas Programa Circuito Campeão (Português, Matemática , Ciências e Arte)
-Matriz de habilidades -IAS
-Sites
-Referencial Curricular (Ensino Fundamental 1º ao 5º Ano)